A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que prevê a ampliação das unidades que realizam mamografias e exames de triagem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de garantir rapidez no atendimento. O texto segue para análise do Senado.
Por recomendação da relatora, deputada Carla Dickson (União-RN), foi aprovada a versão da Comissão de Saúde para o Projeto de Lei 5821/23 , da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).
A comissão manteve o objetivo original, mas ajustou o texto, evitando a obrigatoriedade de mamógrafo nas cidades acima de 180 mil habitantes. A relatora explicou que o substitutivo tem caráter normativo, sem impacto nas contas públicas.
O texto altera a Lei 11.664/08 , que trata da prevenção, detecção e tratamento dos cânceres do colo uterino e de mama no âmbito do SUS.
Regulamentação futura
Pelo texto aprovado, regulamentação futura definirá diretrizes para a distribuição e instalação de equipamentos de mamografia nos estados e municípios. Essa distribuição deverá levar em conta a densidade populacional e as necessidades epidemiológicas locais.

Chances de cura
Segundo Laura Carneiro, as chances de cura do câncer de mama são maiores quando a doença é detectada precocemente. Para a deputada, é indispensável a oferta dos serviços de mamografia, para que essa detecção precoce ocorra.
Mais informações a seguir
Câmara Comissão aprova projeto que proíbe progressão de pena para condenados por crimes hediondos
Câmara Comissão aprova inclusão dos catadores de caranguejo no seguro-defeso
Câmara Medida provisória prevê aumento maior que a inflação em salário de professor da rede pública
Câmara Projeto modifica regras para concessão de liberdade provisória na audiência de custódia
Câmara Comissão aprova previsão de IPTU menor para imóveis que façam reúso de água
Câmara Comissão aprova carga mínima de três horas por semana para educação física nas escolas Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 13° Máx. 24°
Tempo nublado

Empresa Parceira Empresas Parceiras Destaque MS
Esporte Regional XXIII Copa da Amizade em Dourados: 12 Equipes Disputam Título a Partir de 9 de Fevereiro
Eventos Locais Matogrosso & Mathias Prometem Show Imperdível em Dourados Neste Sábado
Cenário Político Governo de MS Lança Novo Edital para Concessão da 'Rota da Celulose' com Investimentos de R$ 10 Bilhões 

