A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1036/25 , da deputada Julia Zanatta (PL-SC), que estabelece um marco legal para o turismo itinerante.
Essa modalidade de turismo é caracterizada pelo movimento frequente de viajantes entre diferentes locais, utilizando veículos de recreação (motorhomes, trailers, campervans) para a finalidade de lazer, negócios, turismo ecológico, cultural ou esportivo.
A proposta garante a liberdade de circulação desses veículos e facilita a criação de "pontos de apoio" com serviços essenciais. Além disso, o texto incentiva a expansão da infraestrutura voltada para o turismo itinerante, promovendo parcerias com o setor privado para a construção de áreas de camping e estações de serviço com wi-fi.
O projeto proíbe a permanência desses veículos nos pontos de apoio por períodos superiores a cinco dias.
A proposta também prevê a redução da burocracia para empresas, dispensando a exigência de alvarás para atividades de baixo risco e facilitando o licenciamento de empreendimentos.
Melhoria da infraestrutura
A comissão acatou a sugestão da relatora, deputada Daniela Reinehr (PL-SC), que defendeu a aprovação do texto. A parlamentar disse que o turismo itinerante ainda é tratado por normas locais e que não existem diretrizes nacionais sobre o tema.
"As pessoas enfrentam situações de insegurança, ficando sujeitas a multas e sanções, além da ausência de infraestrutura, inclusive sanitária, adequada para esses turistas", apontou.
Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova projeto que proíbe progressão de pena para condenados por crimes hediondos
Câmara Comissão aprova inclusão dos catadores de caranguejo no seguro-defeso
Câmara Medida provisória prevê aumento maior que a inflação em salário de professor da rede pública
Câmara Projeto modifica regras para concessão de liberdade provisória na audiência de custódia
Câmara Comissão aprova previsão de IPTU menor para imóveis que façam reúso de água
Câmara Comissão aprova carga mínima de três horas por semana para educação física nas escolas Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 34°
Tempo nublado

Empresa Parceira Empresas Parceiras Destaque MS
Esporte Regional XXIII Copa da Amizade em Dourados: 12 Equipes Disputam Título a Partir de 9 de Fevereiro
Eventos Locais Matogrosso & Mathias Prometem Show Imperdível em Dourados Neste Sábado
Cenário Político Governo de MS Lança Novo Edital para Concessão da 'Rota da Celulose' com Investimentos de R$ 10 Bilhões 

